voltar

Reparação e beneficiação dos "pipe-racks" das instalações fabris da Portucel Viana



Os trabalhos realizados nesta empreitada, no valor de cerca de € 240 000, visaram essencialmente a reparação e beneficiação dos elementos estruturais em betão armado que constituem os 
“pipe-racks” das instalações fabris da Portucel Viana.

Os elementos de betão apresentavam um significativo estado de degradação, pelo que se verificava uma extrema necessidade de aplicação de técnicas de reforço e prevenção, de modo a interromper o seu processo de deterioração.

Como consequência das sucessivas mudanças de lay-out desta unidade de produção, ao longo dos anos, verifica-se a existência de adaptações criadas sobre os “pipe-racks”, aumentando a solicitação a que os referidos elementos estruturais estavam sujeitos. Foram instaladas novas condutas, assim como apoios intermédios para instalação de novos equipamentos.

O ambiente fortemente agressivo, devido aos químicos corrosivos e proximidade do meio marítimo, a que as superfícies estiveram sujeitas durante os 30 anos após a sua construção, e a inexistência prévia de qualquer tipo de proteção, são os fatores com maior relevância no processo de deterioração verificado.

No âmbito da intervenção executaram-se os seguintes trabalhos: limpeza de superfícies em betão; limpeza de cantoneiras metálicas; delimitação das áreas de betão a reparar; picagem e preparação das superfícies de betão; tratamento das armaduras oxidadas com inibidores de corrosão; reconstrução das superfícies de betão; selagem de fissuras com resina de epóxido; injeção de fissuras com resina de epóxido; execução de reforços com materiais compósitos; proteção do betão e cantoneiras metálicas por meio de pintura.

O sucesso da presente intervenção deveu-se essencialmente à elevada capacidade técnica de todos os elementos da Stap, desde a sua direção de obra, até aos responsáveis pelas frentes de trabalho.

A análise dos elementos propostos a concurso evidenciou que parte do projeto do reforço com materiais compósitos – laminados e tecidos de fibras de carbono – se encontrava muito deficitária. A robustez demonstrada pela Stap foi fundamental na fase de negociação da proposta apresentada, pois foi o domínio técnico desta metodologia de reforço estrutural que permitiu que o Dono de Obra adjudicasse o trabalho à Stap, preterindo outros concorrentes com propostas economicamente mais baixas.

A capacidade da direção de obra, designadamente do Responsável de Obra – Mário Correia, na coordenação das equipas de trabalho, e do Eng.º André Coelho no acompanhamento e apoio à obra, foram fundamentais para se desenvolverem os trabalhos num bom ritmo (a duração da intervenção foi de 7 meses), e ultrapassar as dificuldades da intervenção numa estrutura de betão muito segmentada e diferenciada nas suas dimensões e patologias.
  • Vista geral da fábrica.

  • Aspeto geral de uma frente de trabalho.

  • Aplicação de inibidor de corrosão sobre armaduras.

  • Aplicação de fibras de carbono.

  • Aspeto geral de um pilar após a picagem.

  • Reforço de pilar (fibras de carbono).

  • Aplicação de argamassas de reparação.