voltar

Beneficiação geral das fachadas da Central de Cervejas, Vialonga



A intervenção teve como objeto a beneficiação geral das fachadas do Corpo D - Maltaria e do Corpo E - Silos do Fabrico na Central de Cervejas em Vialonga. Trata-se de um edifício com aproximadamente 40 m de altura, composto por uma estrutura reticulada com pilares, vigas com fachadas de betão armado. Consistiu mais do que de uma simples beneficiação de fachadas numa reabilitação estrutural.

A estratégia de intervenção de reabilitação múltipla, caracterizou-se pelo saneamento e recolocação do betão, em zonas delaminadas ou onde as armaduras se apresentavam corroídas (zonas anódicas), e reforço da estrutura por encamisamento com betão projetado armado, sendo no fim, todo o betão protegido com uma pintura apropriada. Para a reparação das fachadas do edifício removeu-se betão deteriorado e prepararam-se as superfícies; em seguida procedeu-se à montagem de armaduras passivas e reposição do betão de recobrimento por projeção. Após a conclusão da reparação procedeu-se à lavagem das fachadas, de modo a permitir a aplicação de um revestimento final de proteção consistindo em duas demãos de tinta de base acrílica.

Foi uma obra com uma grande área de intervenção, sendo na soma das áreas dos alçados dos dois edifícios intervencionados de cerca de 10 000 m², perfazendo uma área de reparação de 14,5% de total. Devido à sua dimensão foi uma obra que teve sempre uma carga de mão de obra e um consumo de materiais bastante elevados.
  • Vista geral da Central de Cervejas.

  • Aspeto da degradação do betão.

  • Aspeto da degradação do betão e da junta de dilatação.

  • Aspeto da degradação do betão.

  • Lavagem da superfície com jato de água a pressão controlada.

  • Execução de corpo de prova com betão projetado.

  • Ensaio de arrancamento em zona reparada.