voltar

Igreja e Convento de S. Francisco em Évora - 1690


Recuperação / requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco - Évora


Intervenção 


A Igreja e o Convento de S. Francisco foram sujeitos a significativas obras de requalificação e conservação e restauro. O programa de intervenção no conjunto dos edifícios, do qual faz parte integrante a Capela dos Ossos, envolveu a execução de trabalhos de diversas especialidades. As intervenções menos visíveis incluíram o reforço estrutural e a substituição integral das coberturas existentes e dos respetivos sistemas de drenagem, para eliminar as principais causas de anomalias dos edifícios. As redes de drenagem de esgotos e as redes de abastecimento de água foram também alvo de reformulação. 

Com a conclusão das obras neste conjunto arquitetónico, os visitantes do espaço passaram a contar com uma cobertura sobre o percurso do claustro, com o duplo objetivo de repor o valor arquitetónico do espaço e de criar um espaço de receção e de espera destinado aos grupos de visitantes. Estes podem ainda admirar a tribuna real com vista para a capela-mor, integralmente requalificada, bem como, o claustro e áreas envolventes. 

Estas intervenções, mais percetíveis ao público, incluíram a reparação e/ou conservação de rebocos exteriores, tetos e paredes interiores, cantarias, vitrais e pintura mural da igreja. A profundidade da intervenção incluiu, também, a conservação e restauro doutro património artístico integrado e móvel, a correção dos sistemas de iluminação e das redes elétricas e de telecomunicações, bem como um novo sistema de climatização dos espaços museológicos. 

O facto de o espaço ser utilizado, simultaneamente, por devotos e visitantes obrigou à criação de um novo sistema de acessibilidade e de serviços de apoio ao complexo, para separar percursos de culto e liturgia, de circuitos de visita. A redescoberta recente da antiga ala das celas dos monges do convento foi igualmente alvo de requalificação, que incluiu a substituição da cobertura até então existente, para pôr em evidência o espólio do conjunto arquitetónico. 

Devido à importância cultural e histórica do conjunto, foram empregues as técnicas de reabilitação e restauro mais adequadas, visando sempre a proteção deste património histórico e adequando-o às suas novas funções, como a criação de espaços museológicos.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra