voltar

Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo - Obra 1604


Conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo


Intervenção 

A Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo localiza-se no coração desta cidade, na Praça da República, no exterior do antigo limite da urbe. O conjunto edificado que foi objeto de intervenção englobou a fachada do antigo hospital, a sacristia, a capela da Nossa Sr.ª do Bom Despacho, claustros, torre sineira e igreja, esta composta por nave única, transepto pouco saliente e capela-mor retangular da mesma altura e largura, volumetricamente indistintos no exterior. 

A intervenção multidisciplinar abrangeu desde o reforço estrutural de paredes de alvenaria e de estrutura de madeira da cobertura à construção civil tradicional, conservação e restauro de painéis azulejares, de elementos pétreos, pintura decorativa sobre estuque, instalação de sistemas anti-pássaro e instalações técnicas de luz e som. 
Todas as coberturas foram objeto de reabilitação, sendo substituído todo o revestimento cerâmico e reabilitada a estrutura em madeira de castanho. As asnas da cobertura da igreja foram objeto de reforço estrutural e melhoria dos apoios na alvenaria, através de ligadores metálicos. 

Após a monitorização de deslocamentos da cúpula da capela-mor e arco triunfal, com recurso a fissurómetros, procedeu-se ao reforço da base da cúpula, por instalação de uma cinta interior em aço inox, ligada às paredes laterais por pregagens encamisadas. Previamente, procedeu-se à consolidação das alvenarias, por injeção de caldas à base de cal. 

Todos os paramentos exteriores foram substituídos, tendo sido executados novos rebocos com argamassa à base de cal e pintura com tinta de silicatos. No interior, foram substituídos os rebocos da sacristia e da capela. A conservação e restauro incidiram sobre os painéis azulejares existentes na igreja, representando as obras da Misericórdia, claustros, sacristia e capela.


A pintura decorativa incidiu, essencialmente, sobre o falso teto em abóboda revestido a estuque, nos ornatos e medalhões que representam a Santíssima Trindade, a Assunção de Nossa Senhora e a Fuga para o Egito. Os trabalhos realizados debruçaram-se sobre a reconstrução do suporte - fasquiado e estuque, limpeza, reintegração pictórica e consolidação. 

As lacunas de maior expressão foram somente restucadas, mas deixadas sem expressão plástica. Na antiga fachada do hospital, procedeu-se à conservação dos elementos pétreos através da eliminação da colonização biológica, crostas e filmes negros, do tratamento de juntas, e nas zonas com lacunas e com desagregação granular procedeu-se à sua consolidação com silicato de etilo. 
Como medida preventiva, foram instalados dois sistemas anti-pássaro: um eletrostático na fachada do antigo hospital e outro estático na torre sineira. Esta torre foi ainda objeto de beneficiação dos sinos, rebocos e cobertura revestida a azulejo. Todos os equipamentos e cablagens foram instalados de modo não aparente, de forma a minimizar o impacto no património. 

A intervenção preconizava uma elevada exigência multi--disciplinar, com particular enfoque no domínio do reforço estrutural de construções antigas, construção civil tradicional e conservação e restauro. A elevada capacidade técnica da equipa afeta à obra, aliada à capacidade de coordenação dos diferentes atores em obra, mantendo sempre presente o respeito pela autenticidade do monumento e os princípios de intervenção mínima, procurando adotar soluções pouco intrusivas, reversíveis e compatíveis com os sistemas construtivos existentes, permitiram concretizar este desafio e preservar um conjunto patrimonial de elevada relevância.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra