voltar

Eta da Asseiceira - Obra 1599


Renovação do sistema de fixação das placas filtrantes da bateria de filtração da linha de 500 m3/ dia da Eta da Asseiceira


Intervenção 

A bateria de filtração da ETA da Asseiceira que foi alvo de intervenção é constituída por 24 filtros, dos quais 16 pertencem à fase de arranque da ETA, em 1987, sendo os restantes 8 filtros respeitantes à fase de ampliação ocorrida em meados da década de 90. Os trabalhos desenvolvidos destinaram-se a aumentar os índices de conservação e qualidade da bateria de filtração, assegurando níveis de conformidade com as exigências funcionais e prolongando o tempo de vida útil desta estrutura. 

A intervenção consistiu na substituição da fixação das placas filtrantes da bateria de filtração da linha número 1 da ETA, bem como na realização de reparações das juntas de dilatação das placas filtrantes e das superfícies interiores do betão armado dos filtros. Os trabalhos iniciaram-se com a remoção cuidadosa e armazenamento do leito filtrante, por camadas. Seguiu-se um processo de ancoragem química estrutural e tratamento de juntas das placas filtrantes. O tratamento das fissuras estruturais do betão armado foi realizado através da injeção de resina de epóxido. A reparação de betão armado foi realizada através de picagem com martelos pneumáticos ligeiros, decapagem de armaduras e aplicação de argamassa tixotrópica. 

A intervenção continuou, depois, com o fornecimento e aplicação de novas placas filtrantes, substituição de revestimento em azulejos, fornecimento e montagem de nova tubagem em PVC e substituição de ralos filtrantes. Por último, procedeu-se à recolocação do leito filtrante. Segundo declaração do Dono da Obra, no final, “os trabalhos foram executados de acordo com as regras da arte e regularmente concluídos no prazo contratado, tendo ficado demonstrado o profissionalismo e a competência da empresa e da sua equipa”.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra