voltar

Parque Aquático “Big One” Alcantarilha - Obra 1153


Reparação das Estruturas do Parque Aquático – The Big One Aqualand


Intervenção 

O Parque Aquático “Big One”, cuja construção data de 1986, localiza-se em Alcantarilha, no Algarve, englobando um conjunto de estruturas de betão armado, de aço e de compósito de fibra de vidro. As estruturas apresentavam diversas anomalias. Nos elementos de betão armado, a principal anomalia detetada foi a corrosão das armaduras, resultante da associação de recobrimentos pouco espessos, carbonatação e contaminação do betão por cloretos. Foi também observada a delaminação pontual do betão de recobrimento e a exposição de armaduras, com redução significativa da sua secção. 

Nas estruturas de aço de apoio dos escorregas foi detetada corrosão com perda significativa de secção, bem como a corrosão de vários parafusos e chapas de união das caleiras constituintes dos escorregas. A intervenção de reabilitação consistiu, principalmente, no seguinte: reparação estrutural do betão armado; reparação ou substituição geral de todas as peças metálicas com sinais de corrosão; substituição do sistema de guardas metálicas de proteção na estrutura do Kamikaze. A reconstrução das secções de betão degradado foi efetuada com recurso a betão projetado por via seca com máquina de câmara dupla. 

O betão projetado foi aplicado após o tratamento do betão armado, pela remoção do betão delaminado ou contaminado e a complementação das armaduras nos locais onde estas se encontravam muito corroídas. Para proteção final do betão foram ainda aplicadas duas demãos de tinta acrílica. Tendo em conta o tipo de estrutura porticada em questão, caracterizada por peças de alguma esbelteza, tais como vigas e pilares, a reparação do betão armado, bem como o tratamento das peças metálicas, obrigou a cuidados especiais com andaimes, escoramentos e plataformas de trabalho. Com a conclusão dos trabalhos de reabilitação efetuados, foram restituídas às estruturas as condições de segurança de projeto.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra