voltar

Fundação Oriente Lisboa - Obra 1144


Obras nos jardins da Fundação Oriente - muro de contenção de terras na fundação


Intervenção 

A intervenção consistiu no reforço e reparação de um muro de contenção de terras e reabilitação de uma habitação na Fundação Oriente. O palacete que constitui o edifício principal da Fundação Oriente e o muro intervencionado, que com ele confina, foram construídos no século XIX. A moradia adjacente ao muro, construída mais recentemente, resulta de uma construção pré-existente, que sofreu intervenções ao longo do tempo. Antes da intervenção foi elaborado pela OZ o “Estudo das anomalias existentes” no muro de contenção de terras da Fundação Oriente. 

Na visita efetuada ao local foram detetadas diversas anomalias, tendo a OZ proposto uma metodologia de diagnóstico, com vista à definição das medidas corretivas de estabilização do muro. A inspeção consistiu na observação do muro e edifícios adjacentes, registando-se as principais anomalias encontradas em desenhos e fotografias. Em complemento, foi realizada uma campanha de reconhecimento geológico-geotécnico dos terrenos de fundação. A intervenção consistiu na execução do reforço estrutural do muro de contenção de terras, através do encamisamento dos contrafortes existentes e da execução de novos contrafortes de suporte em betão armado. 

Foram reforçadas as fundações com a execução de microestacas, sapatas de fundação dos novos contrafortes e aumento da geometria das sapatas dos contrafortes existentes. O reforço do muro de contenção incluiu ainda a montagem de perfis metálicos para criação de um caminho de cargas adequado, libertando esforços das zonas de maior fragilidade do muro. A prestação de serviços incluiu ainda atividades diversas, com vista à reabilitação da moradia unifamiliar existente no tardoz do muro de contenção.
O reforço e reparação do muro consistiu nos seguintes trabalhos: preparação de plataformas e zonas de trabalho; escoramento provisório do muro; escavação em zona de fundações; reforço de fundações com micro estacas; preparação de superfícies em betão de contrafortes existentes; execução de pregagens nas ligações contrafortes/muro e contrafortes/ fundação; montagem de armaduras e betonagem de contrafortes; reforço dos painéis de muro com perfis metálicos. 
Na reparação das anomalias da habitação executaram-se trabalhos de reforço estrutural, reparação de pavimento exterior, reparação de fissuras em paredes exteriores e interiores, pinturas e revisão de sistema de drenagem de esgotos domésticos e pluviais. 
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra