voltar

Oficinas da Edinfor Sacavém - Obra 947


Reabilitação e remodelação das instalações sitas em Sacavém


Intervenção 

O viaduto da 2ª Circular, localizado em frente ao Centro Comercial Fonte Nova, foi sujeito a uma intervenção de reforço sísmico. A obra desenvolve-se em curva com um raio de 588 m, tem um comprimento de 206 m entre apoios extremos, distribuídos por 7 vãos, e uma largura total de tabuleiro de 25 m. Entre os encontros, o tabuleiro apoia-se sobre pórticos transversais compostos por pilares em forma de H em betão armado e uma viga em caixão em betão armado pré-esforçado. 

A intervenção de reforço fundamentou-se no isolamento sísmico da estrutura através da introdução de apoios de baixa rigidez horizontal. Para este efeito, a intervenção de reforço foi materializada pela introdução de aparelhos de apoio de elastómero cintado com núcleo de chumbo (LRB – Lead Rubber Bearings) e de aparelhos de borracha de alto amortecimento (HDRB – High Damping Rubber Bearings), entre o topo dos pilares e a viga em caixão e entre o topo das vigas do tabuleiro e os encontros.

Os pilares estavam monoliticamente ligados aos pórticos transversais, pelo que os trabalhos mais determinantes desta obra consistiram no corte do topo dos pilares com fio adiamantado, bem como a execução de um sistema de apoios temporários, de forma a proceder-se à instalação dos novos aparelhos de apoio. 

Saliente-se que todos os trabalhos de natureza estrutural foram realizados sem qualquer interrupção de tráfego na 2ª Circular, que constitui uma das vias portuguesas com maior densidade de tráfego.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra