voltar

Obras de valorização da Igreja de S. Francisco, em Évora



As obras de valorização da Igreja de S. Francisco, em Évora, envolvendo um investimento de mais de três milhões de euros, abrangem duas vertentes distintas: uma de natureza construtiva e estrutural, outra envolvendo trabalhos de conservação e restauro.

Na primeira das vertentes, está em curso o reforço da estrutura da igreja e a reabilitação e beneficiação das coberturas. A intervenção estrutural visa corrigir deficiências do comportamento esperado em caso de sismo, detetadas através de estudos realizados pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, enquanto a intervenção nas coberturas vai melhorar a respetiva impermeabilidade e isolamento térmico. 

As abóbadas da nave principal da igreja apresentavam fendas de apreciáveis dimensões, orientadas segundo o eixo principal. Uma das medidas previstas no projeto é a execução de pregagens constituídas por um varão de aço inoxidável envolvido por uma manga textil. Nesta técnica, a calda de injeção destinada a ancorar o varão fica confinada à manga textil, evitando a propagação descontrolada no seio da alvenaria e a eventual danificação dos revestimentos.

Na segunda vertente, a intervenção centra-se na conservação e restauro do património integrado, nomeadamente as superfícies de pedra, a escultura, a pintura mural e de cavalete. Esta vertente abrange a emblemática Capela dos Ossos.

A intervenção resulta da iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Francisco, liderada pelo Cónego Manuel Ferreira  e foi confiada a um consórcio entre a Stap e a Monumenta, as duas empresas que constituem o Grupo Stap.

Reportagem sobre o restauro da Igreja de S. Francisco na SIC Notícias.

Reportagem no programa 70x7 do canal Ecclesia (RTP2) sobre as obras de valorização da Igreja de S. Francisco.

Reportagem TSF "A nova vida da igreja de São Francisco".
  • Execução de pregagens de manga injetada.

  • Furação dos maciços de fundação para execução de micro-estacas.

  • Vista da galilé existente na fachada principal da Igreja.

  • Esquema do reforço estrutural da base da torre sineira.