voltar

Consolidação com ancoragens



As ancoragens com injeção de caldas cimentícias constituem a tecnologia mais vulgarizada na execução de ancoragens, possuindo a Stap  uma larga experiência de projeto e execução. Em traços muito gerais, a sua execução consiste na introdução de um tirante de aço num furo previamente executado no terreno. Este tirante é selado no terreno de forma adequada às condições geotécnicas e às ações de projeto.

 

Por razões que se prendem com um estrito cumprimento dos objetivos de qualidade, a Stap  utiliza sempre a tecnologia conhecida por injeção repetitiva seletiva (IRS) na execução das suas ancoragens em solos. Só desta forma se garante a efetiva criação de um bolbo de selagem, essencial para o bom funcionamento da ancoragem. A Stap  está particularmente bem apetrechada para a execução deste tipo de trabalhos em lugares pouco acessíveis e de difícil instalação do equipamento de furação.

 

As ancoragens "Manta Ray"  apresentam muitas vantagens relativamente ao sistema de ancoragens com injeção de calda cimentícia, nomeadamente a sua baixa intrusividade e pronta utilização. Este tipo de ancoragem destina-se a transmitir ao terreno forças de tração, com o objetivo de estabilizar estruturas sujeitas a ações de derrubamento. Este sistema não necessita de qualquer tipo de injeção, sendo possível o pré-esforço imediatamente após a cravação no terreno.

 

O sistema baseia-se na introdução de uma âncora (especialmente concebida, patenteada) com recurso a um martelo percutor (de funcionamento manual ou montado num equipamento mecânico). A âncora mantém-se recolhida durante a fase de introdução no terreno e é, depois, colocada em posição de reação durante a aplicação do pré-esforço de teste. A   Stap  possui "saber-fazer" de projeto e aplicação deste sistema, que permite mobilização de esforços de tração até 200kN, dependendo do tipo de âncora escolhida e das condições geotécnicas.


 

  • Furação para reforço de fundações em edifício antigo.

  • Cravação no terreno de uma ancoragem pós-esforçada tipo "Manta Ray".

  • Montagem de âncora de consolidação.