Construções recentesConstruções antigasFundações, construções enterradas, taludes e solosExecução de caves em edificios existentesAparelhos de apoio, juntas de dilatação e barras de pré-esforço

Execução de caves em edificios existentes

Sistema "Up & Down" - Uma solução de engenharia para o problema do estacionamento automóvel em centros urbanos


Criatividade e engenharia solucionam o problema de estacionamento em zonas urbanas consolidadas.

 

As zonas consolidadas das cidades, tal como hoje se apresentam, são o resultado de uma conceção urbanística que remonta a épocas em que o automóvel ou não existia ou era uma simples curiosidade. Muitas dessas zonas adquiriram, entretanto, grande importância, tanto do ponto de vista habitacional como do ponto de vista comercial, tornando-se atraentes pelas suas vantagens em termos de proximidade aos centros de decisão e aos locais de trabalho de uma percentagem crescente da população. Tem-se, assistido, por consequência, a uma progressiva revitalização dessas zonas, acompanhada por uma notável subida do seu valor fundiário.

 

Persiste, no entanto, o problema do estacionamento automóvel. Portugal é hoje um dos países da Europa em que o transporte individual tem mais expressão e tal fato reflete-se fortemente no dia-a-dia dos utentes das cidades, encontrando-se, há muito, irremediavelmente esgotada a possibilidade de estacionamento à superfície. É certo que as zonas consolidadas mais nobres se encontram, hoje, dotadas, aqui e ali, de parques de estacionamento subterrâneos, mas a sua utilização quotidiana é incómoda e a sua capacidade limitada.

 

Procurando contribuir para a solução deste problema, a Stap, uma empresa especializada em intervenções de reabilitação estrutural de construções existentes e a JetSJ, uma empresa com larga experiência no domínio do projeto das fundações especiais e de recalçamentos, desenvolveram uma metodologia pouco invasiva que permite a execução de caves em edifícios existentes sem interrupção da sua utilização.

Sistema "Up & Down" - Uma solução de engenharia para o problema do estacionamento automóvel em centros urbanos

Criatividade e engenharia solucionam o problema de estacionamento em zonas urbanas consolidadas. A (...)

saber mais