voltar

Cais de Porto Santo Madeira - Obra 863


Recuperação do Cais da cidade de Porto Santo - Madeira


Intervenção 

A ponte-cais de Porto Santo é uma estrutura em betão armado, construída nos anos 20 do século XX. É constituída por uma laje maciça, assente em duas vigas principais longitudinais. As vigas são contínuas, com um muito discreto aumento da secção transversal junto aos apoios, vencem vãos de 10 m. 

No sentido transversal, existem carlingas, tanto a meio do vão como sobre os apoios, que são compostos por pares de pilares fundados sobre sapatas. Devido à idade da construção, 80 anos, e à agressividade do meio ambiente, particularmente à ação nociva dos iões cloreto, instalou-se, de forma generalizada, um quadro de corrosão extrema das armaduras, com a consequente delaminação do betão envolvente. 

A metodologia estabelecida para a reabilitação da estrutura, com uma área total de intervenção de 2.000 m2, consistiu na reconstrução integral da laje para, em contrapartida, extrair o máximo aproveitamento das vigas e pilares, reabilitadas por encapsulamento total com betão armado estrutural aplicado por projeção por via seca com máquinas de câmara dupla. As estruturas foram depois protegidas através da aplicação de uma pintura cimentícia, impermeabilizante.
  • Detalhe da Obra