voltar

Métodos Eletroquímicos (realcalinização, dessalinização e proteção catódica do betão)



Através dos métodos eletroquímicos é agora possível, em muitos casos, o tratamento por realcalinização, dessalinização e proteção catódica do betão deteriorado.

 

O principal problema associado ao betão armado é a corrosão das armaduras, resultante, principalmente, da carbonatação e da contaminação por cloretos. Uma vez que a reparação convencional se limita à remoção mecânica do betão carbonatado, seguida da sua substituição por material novo, é frequente o surgimento de novas degradações em áreas vizinhas. A fim de parar a corrosão e prevenir a continuação da deterioração, a causa da corrosão terá que ser eliminada.

 

A realcalinização e a dessalinização, métodos de tratamento eletroquímico, permitem prolongar a vida útil da estrutura. Em muitos casos, a estrutura pode permanecer em serviço durante o tratamento, sem perigo para as pessoas ou o ambiente.

 

A proteção catódica é um método que tem por objetivo a prevenção ou o controlo da corrosão, e que pode ser usado quer em estruturas novas, quer em estruturas existentes e, neste último caso, em articulação com outras técnicas de reabilitação.

  • Dessalinização electroquímica de uma estrutura de betão armado contaminada com cloretos. Projecção do electrólito, constituído por pasta de celulose embebida.

  • Tratamento por realcalinização do betão armado.

  • Realcalinização e dessalinização electroquímica para prolongar a vida útil das estruturas de betão armado (equipamento no Viaduto de Sines).

  • Sensores para monitorar a eventual recorrência do ingresso de cloretos na estrutura.

  • Tratamento por realcalinização do betão armado.

  • Tratamento por realcalinização do betão armado.