voltar

Obra da Ponte 25 de Abril



Em 2010 o consórcio da Stap com a metalomecânica Amal foi selecionado pela EP, Estradas de Portugal, SA, para executar trabalhos importantes de manutenção da Ponte 25 de Abril, sobre o rio Tejo, um dos ex-libris da cidade de Lisboa. A intervenção teve por objeto a reparação das anomalias verificadas em vários elementos constituintes da infraestrutura e a melhoria das condições de acessibilidade e segurança, quer da ponte propriamente dita, quer do seu viaduto de acesso norte. Cada uma das empresas chamou a si os trabalhos da respetiva especialidade. Assim, tudo o que se relacionou com a conservação das estruturas de betão, ou seja, o viaduto norte, os maciços de amarração e os maciços de apoio das duas torres, ficaram a cargo da Stap, enquanto os trabalhos de manutenção da estrutura metálica foram realizados pela Amal. O valor final do contrato ultrapassou os oito milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões corresponderam ao trabalho a cargo da Stap.

O início da construção da ponte remonta a novembro de 1962, tendo a inauguração tido lugar menos de quatro anos depois, mais precisamente, no dia 6 de Agosto de 1966.

À época da construção, o custo da ponte rondou os dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem a correção correspondente à desvalorização da moeda, a perto de 11 milhões de euros. Tendo em conta aquela desvalorização, o custo atual seria de cerca de 700 milhões de euros.
  • Torre e viaduto de acesso norte vistos da base da torre sul.

  • Base do pilar nascente da torre sul.

  • Ensaios de arrancamento: execução de provetes para controle de qualidade.

  • Decapagem das armaduras (metade inferior).

  • Limpeza das armaduras antes do início da projeção de betão.

  • Projeção de betão, maciço de fundação da torre Sul.

  • Preparação para a execução do painel para controlo de qualidade do betão projetado.