voltar

Padrão dos Descobrimentos - Obra 1738


Conservação e restauro dos elementos pétreos exteriores do Padrão dos Descobrimentos


Intervenção 

O Padrão dos Descobrimentos, monumento que homenageia a epopeia portuguesa ultramarina, tem a forma da proa de uma nau. Implantado à beira do Rio Tejo, o monumento recorda as naus que partiam de Lisboa à descoberta de novos territórios, bem como diversas figuras ilustres deste período da história do país. Cada lado da construção apresenta um conjunto escultórico com a representação das diversas personalidades, em particular, a figura do Infante D. Henrique, no topo da proa.

O edifício tem uma estrutura em betão armado e um revestimento exterior pétreo em lajetas de calcário. As esculturas são também de pedra calcária. A intervenção incidiu na conservação e restauro da pedra, do revestimento exterior do monumento e das esculturas, e dos elementos metálicos na fachada norte. 

Tratando-se de uma intervenção num monumento, foram respeitados os princípios da intervenção mínima, da reversibilidade e da compatibilidade. Os principais trabalhos na pedra incluíram a remoção de colonização biológica, a limpeza das superfícies para a eliminação de manchas, graffitis e outras inscrições anómalas, o tratamento e a consolidação dos elementos pétreos com problemas de desagregação, o tratamento de juntas, a fixação de elementos pétreos em destacamento e a colagem de elementos fraturados no grupo escultórico.
  • Visão Geral da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra