voltar

Edifício Irene Rolo Tavira - Obra 1072


Reabilitação do Edifício Irene Rolo


Intervenção 

O centenário Edifício Irene Rolo está distribuído em três níveis, sendo composto, essencialmente, por pequenas divisões, predominantemente viradas para a Avenida da República, em Tavira. A estrutura vertical do edifício é constituída por paredes resistentes de alvenaria de pedra argamassada a cal. 

A construção apresentava patologias estruturais avançadas, com perda significativa de capacidade portante. A intervenção de reabilitação total do edifício permitiu, respeitando os conceitos de reabilitação filogénica, transformar o edifício abandonado num espaço de utilização e utilidade públicas. Os trabalhos de reabilitação, reforço, conservação e restauro do Edifício Irene Rolo consistiram, essencialmente, nas seguintes atividades: consolidação das alvenarias estruturais, reconstrução de pavimentos e cobertura, instalação de redes e acabamentos. A consolidação das alvenarias estruturais foi conseguida através dos seguintes trabalhos: remoção do material de revestimento solto ou pouco agregado, injeções de consolidantes, reforço confinante por projeção de argamassa sobre armadura de fibra de vidro e micro-atirantamento passante (retrofit sísmico), reforço dos cunhais com pregagens. A reconstrução de pavimentos e cobertura consistiu na instalação de uma estrutura metálica, para reforço estrutural ao sismo e apoio dos pavimentos, incluindo a aplicação e conectores de melhoria da ligação piso-parede.

A recuperação do Edifício Irene Rolo, uma intervenção de carácter global, abarcou uma série vasta de tecnologias de reabilitação, que conduziram à reconversão total de um edifício que se encontrava em ruína completa. Atualmente, encontra-se totalmente funcional como edifício de serviços públicos. De salientar que as técnicas utilizadas nesta intervenção  são, na sua maioria, reversíveis e/ou pouco intrusivas, tais como as estruturas de madeira apoiadas em estrutura metálica pregada às alvenarias existentes, permitindo uma desmontagem total do reforço, caso surjam, no futuro, novas tecnologias.
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra