voltar

Teatro Lethes Faro - Obra 888


Reabilitação do edifício Teatro Lethes


Intervenção 

O edifício que hoje se designa por Teatro Lethes, situado em Faro, no Algarve, começou por ser no séc. XVII um colégio Jesuíta. O corpo principal do teatro, antiga igreja, onde estão localizados a plateia e o palco, apresenta uma cobertura em abóbada de berço, constituída por alvenaria de tijolo cerâmico argamassado. A intervenção de reabilitação decorreu do facto de se ter verificado que a abóbada apresentava sobre a zona do palco um abatimento importante (90% da espessura estrutural), bem como fendas de grande abertura. 

Perante este cenário, como medida preventiva, procedeu-se ao escoramento da abóbada, ao encerramento do teatro e foram desencadeados os mecanismos conducentes ao diagnóstico das anomalias e ao projeto de reabilitação da estrutura. Na zona da abóbada sobre o palco, o reforço executado consistiu numa estrutura metálica aparente para travamento horizontal das paredes de apoio longitudinais, parando desta forma o processo que originava a deformação da abóbada.

O suporte da abóbada foi garantido, por suspensão, mantendo-se a deformada, através da utilização de tirantes ligados inferiormente a uma grelha de chapas de aço de pequena espessura, e superiormente a seis vigas metálicas colocadas no terraço. Complementarmente às operações de reforço e consolidação estrutural, o teatro foi modernizado, dotado de um novo palco, com maior flexibilidade no que diz respeito às utilizações possíveis, de uma nova teia, automatizada, e foram renovadas as instalações elétricas e as condições de segurança contra o risco de incêndio e de acessibilidade, com novas saídas de emergência. 

Tendo em conta que se trata dum edifício importante sob os pontos de vista histórico e patrimonial foi possível satisfazer os princípios fundamentais da reversibilidade, com as intervenções a provocarem intrusões mínimas.   
  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra

  • Detalhe da Obra