voltar

Consolidação por meio de mini-estacas, estacas-raiz e estacas helicoidais (com capacidade de atuação em espaços confinados)



A Stap  tem já uma larga experiência no projeto e execução de microestacas.


Em traços muito gerais, a sua execução consiste na introdução de um tubo de aço num furo previamente executado no terreno, posteriormente selado de forma adequada às condições geotécnicas “in situ” e ao nível de esforço projetado.

 

Após a selagem do tubo (preenchimento do espaço anelar entre o tubo e o furo com calda de cimento), poderá ser necessário proceder à fase de injeção (conforme o projeto a cumprir). Por razões que se prendem com um estrito cumprimento dos requisitos da qualidade, a Stap  executa sempre a tecnologia conhecida por injeção repetitiva seletiva (IRS) na execução das suas microestacas.


A Stap  está particularmente bem apetrechada para a execução deste tipo de trabalhos em lugares pouco acessíveis e de difícil instalação do equipamento de furação.

 

O sistema de estacas helicoidais é particularmente útil para reforço de fundações, dada a sua facilidade de instalação e baixa intrusividade, não sendo necessária a aplicação de nenhum tipo de injeção posterior.

 

Constituída por um veio em torno do qual estão ligadas uma ou mais hélices circulares, estas estacas permitem uma mobilização de tensões de contato ao longo de todo o fuste, sendo a sua capacidade de carga igual à soma das capacidades de carga de cada hélice.

 

O método apresenta outra vantagem considerável: a de se poder aferir a capacidade de carga através do binário de instalação, eliminando, desta forma, incertezas muitas vezes associadas aos trabalhos de fundações especiais, tais como as propriedades mecânicas dos solos e a sua relação com a capacidade de carga da estaca.

 

Este sistema permite absorver tanto esforços de compressão como esforços de tração, sendo por isso indicado tanto em situações de reforço e recalçamento de fundações, como para execução de ancoragens e tirantes de amarração, para forças em serviço até cerca de 100 kN por hélice, dependendo do tipo de estaca e do tipo de terreno.


Existe também um conjunto de apoios especiais que permitem uma perfeita ligação estaca/estrutura, concebidos para facilitar eventuais transferências de carga e aplicação de pré-esforço.


 

  • Furação com equipamento ligeiro.

  • Reforço das fundações de um edifício antigo, em Lisboa, por meio de mini-estacas.

  • Preparação de tubos metálicos para injecção de micro-estacas.

  • Execução de micro-estacas.

  • Execução de micro-estacas.

  • Execução de micro-estacas.