Projeto MitrisProjeto LiconsProjeto RecopacProjeto LesslossProjeto Rehabtoolbox

O projeto

A Stap, S.A. e a Universidade do Algarve pretendem, com o Projeto Recopac, apoiado financeiramente pela CCR Algarve, desenvolveram um Manual de divulgação da metodologia e das tecnologias de intervenção a adotar com vista à reabilitação de edifícios das diversas tipologias construtivas que constituem o edificado da região algarvia.

Histórico
 
O Projeto foi aprovado em Março de 2003 e foi concluído em Outubro de 2004. 
Investimento Elegível – 259.486,00€ 
Comparticipação FEDER – 207.589,00€
Responsável pelo Projeto : Eng.º Vítor Cóias
 

    

    

CCRHg


INOVAlgarve


UE - Fundos Estruturais

 

OBJETIVO

Manual de divulgação da metodologia e da tecnologia de intervenção a adotar com vista à reabilitação de edifícios das diversas tipologias construtivas que constituem o edificado da região algarvia.

“Linhas de orientação” para este tipo de intervenção, destinadas a projetistas. Material para apoio à formação de operários especializados neste tipo de intervenção.

DESTINATÁRIOS

Entidades privadas e públicas que intervêm na conceção, planeamento, projeto, execução e fiscalização de intervenções de reabilitação do edificado da região algarvia.

Formadores e formandos do ensino técnico da região, quer através da formação inicial, quer através de ações de formação contínua.
 
 
 
CONTEÚDO

Desenvolvimento de linhas de orientação para a reabilitação estrutural de edifícios antigos e recentes da região algarvia.

Tipologias construtivas do edificado do Algarve e caracterização dos materiais utilizados.

Metodologia de abordagem das intervenções: levantamento e diagnóstico, projeto, intervenção em obra, monitoragem.

Tecnologias de intervenção: apresentação das diversas técnicas a que pode recorrer para a reabilitação sísmica.

O “Manual” será complementado com exemplos concretos de acompanhamento de intervenções de reabilitação de construções a decorrer na região ou que entretanto se iniciem. Estes casos, que ficarão suficientemente documentados para o fim a que se destinam e refletirão as boas práticas nesta área, poderão ser sugeridos quer pelas autarquias, quer por outras instituições, nomeadamente pela Direção Regional do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) e pela CCRAlg.