Projeto MitrisProjeto LiconsProjeto RecopacProjeto LesslossProjeto Rehabtoolbox

Projeto Rehabtoolbox

As intervenções de reabilitação de construções antigas, além de possibilitarem a melhoria do desempenho das estruturas existentes, devem, em simultâneo, permitir preservar as características básicas das construções originais e salvaguardar o seu valor enquanto património arquitetónico e histórico.

Em obra, as técnicas de reabilitação podem ser concretizadas através da aplicação de dispositivos e sistemas complementares, desejavelmente simples, reversíveis e pouco intrusivos, que possibilitem a melhoria do comportamento das construções face às ações verticais e ação sísmica, sem alterar o esquema estrutural original, e evitando ou minimizando a necessidade de demolição de elementos estruturais existentes.

O Projeto RehabToolBox tem como principal objetivo o desenvolvimento e a validação tecnológica de um conjunto de dispositivos e sistemas complementares, que constituirão uma "caixa de ferramentas" para a execução de intervenções de reabilitação de estruturas de alvenaria portante e madeira. Trata-se de um conjunto integrado de produtos que, caso a caso, poderão ser conjugados de modo a adotar a solução que melhor se adaptar às exigências estruturais, funcionais e estéticas da construção a reabilitar. Para uma adequada exploração das soluções, serão elaborados manuais de cálculo e de instalação, para a sua aplicação prática por projetistas e construtores.

O Projeto RehabToolBox é co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa – QREN – Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, tendo como entidade gestora o IAPMEI. Para o desenvolvimento das atividades de investigação, a Stap conta com a colaboração do ICIST. Espera-se que o projeto dê origem a produtos inovadores, substituindo ou complementando os habitualmente adotados, com vista à diminuição da intrusividade e ao aumento da eficácia das intervenções em questão.


    

    

PRO Lisboa - Programa Operacional Regional de Lisboa


visitar site


QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional


visitar site


FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional




Dispositivo confinador transversal de rótula para paredes de alvenaria.

Elementos constituintes dos confinadores de rótula (ver legenda ao lado).

Ensaios dos confinadores de rótula no Laboratório de Estruturas do IST