Projeto Licons
Sistemas de conservação pouco intrusivos para estruturas de madeira
O Projeto LICONS teve como objetivo o desenvolvimento e validação de sistemas de reabilitação de estruturas de madeira, que combinaram adesivos estruturais e plásticos reforçados com fibras.
Destinou-se igualmente a disponibilizar elementos de cálculo de projeto para tais aplicações. A opção por materiais avançados visa conferir aos sistemas atributos como massa reduzida, facilidade e rapidez de instalação com o mínimo de exigências de estaleiro e de pessoal, versatilidade, eficiência estrutural, reduzida visibilidade e aspeto estético aceitável.
Iniciado em Novembro de 2002, com a duração de dois anos e com um valor de € 1.850 000, participaram várias empresas e unidades de investigação europeias, sendo que a colaboração da Stap se refletiu na elaboração de especificações e procedimentos de qualidade no âmbito da reparação e/ou reforço de estruturas de madeira, por processo reduzidamente invasivo, recorrendo a resinas de epóxido e materiais compósitos.
Empresas participantes:
- Rotafix, Ltd., Reino Unido
- E.C.C. Timber Engineering, Ltd., Reino Unido
- AMTC, SRL França
- Stap, S.A., Portugal
- La Bottega del Restauro, SRL, Itália
- Unidades de investigação:
Unidades de investigação:
- Oxford Brooks University, Departamento de Engenharia, Reino Unido;
- Laboratoire de Rhéologie du Bois de Bordeuax, França;
- LNEC, Portugal;
- LegnoDOC, SRL, Itália
A colaboração da Stap estendeu-se, também, à execução de provetes de madeira para ensaio e recolha de documentação sobre reparações em zonas sísmicas.
No âmbito do grupo a que pertencia a Stap, será mobilizada a colaboração de duas outras empresas: a “Monumenta, Lda.”, uma empresa vocacionada para intervenções de reabilitação de construções antigas em geral e de conservação do património arquitetónico em particular, e a “Mestres Carpinteiros, Lda.”, uma carpintaria especializada em trabalhos de reabilitação e conservação de estruturas de madeira.
Para saber mais sobre as atividades no âmbito do projeto europeu LICONS, leia a comunicação abaixo.